Vargeão lança protocolo de “Escuta Especializada” para proteção contra violências

Publicado em 24/11/2021 às 07:07 - Atualizado em 24/11/2021 às 07:51

Na última sexta feira (19/11) realizou-se no auditório municipal a entrega oficial, lançamento e a apresentação à rede de atendimento do Protocolo de Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência.

O processo de elaboração deste protocolo iniciou ainda em 2019 com a criação da comissão responsável, coordenado pela secretaria municipal de assistência social e conselho municipal de direitos da criança e do adolescente, esta comissão foi composta por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Tutelar e CMDCA, a construção deste documento teve como referência a Lei nº 13.431/2017.

A escuta especializada é um procedimento realizado pelos órgãos da rede de proteção com o objetivo de assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência para superação das consequências da violação sofrida, limitando ao estritamente necessário a exposição da criança.

Ainda este protocolo estabelece fluxos para os procedimentos de escuta especializada, revelação espontânea e da acolhida, um formulário de preenchimento e atribuições de cada ente.

Estiveram presentes além do Prefeito Municipal Volmir Felipe e a Presidente do Conselho Daniela Salvi que receberam das mãos da profissional contrata para elaboração do documento Roselaine Camatti, Secretários Municipais de Educação, Assistência Social e Administração, representantes da Câmara Municipal de Vereadores Mariaelena Marini Ribeiro, vereador Pedro da Silva Neto e  vereadora suplente Marines Nielson e ainda a representante do poder Judiciário – Oficial de justiça Edna Cristina Fanfa Galvan, Diretores de escolas estaduais e toda rede de ensino municipal, além das agentes comunitárias de saúde.