Banda Municipal de Vargeão participa de oficinas para aprimorar suas apresentações

Publicado em 13/05/2019 às 13:23 - Atualizado em 13/05/2019 às 13:23

Membros da Banda Municipal de Vargeão estiveram na tarde deste sábado, dia 11, do 2º Encontro de Maestros, Instrutores, Alunos e Responsáveis das Fanfarras da LIBMOE-SC (Liga de Bandas do Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina).

Representando Vargeão no município de Bom Jesus, estiveram a secretária de Educação Carmen Raymundi, o maestro Sidney Debastian de Bastini Bucha, a diretora da banda Juliana Cochinski Padilha e seis componentes da Banda Municipal.

"Por trás de uma bonita apresentação, tem muito trabalho, tem muito aperfeiçoamento, tem muita dedicação", comentou Carmen sobre a participação dos vargeonenses no encontro, que reuniu ainda pessoas de Passos Maia, Ponte Serrada, Lacerdópolis, Xanxerê, Joaçaba, Lageado Grande e Arabutã.

Divididas em três oficinas realizadas durante a tarde, o workshop abordou as seguintes pautas:

. Técnica de formação de uma banda ou fanfarra, postura, alinhamentos e marchas, deslocamentos e posicionamentos. Instrutor Joel Rosa, de Luzerna.

. Formação de comissão de frente, posicionamentos das bandeiras e estandarte (brasões da corporação), alinhamentos, posturas e movimentos em apresentações. Instrutor Sidney Debastian (Popular Bucha), de Xanxerê.

. Técnicas de posições dos instrumentos de percussão, posições das baquetas, como tocar cada naipe de instrumentos de percussão, etc. Instrutor Oderlan de Lima, de Joaçaba.

“É muito importante a troca de experiências e conhecimentos para as bandas e fanfarras dos municípios, sendo que é nessa troca que acontece a evolução e o aprendizado efetivo dos integrantes. São meses de doação de uma grande equipe. Cada um é importante para que o resultado final seja de sucesso”, finaliza a secretária.