Representantes de Vargeão vão à capital para Fórum Catarinense de Cultura

Publicado em 10/05/2019 às 13:22 - Atualizado em 10/05/2019 às 13:22

A secretária de Educação Carmen Raymundi e a diretora de Cultura Mariana Gubert foram à Grande Florianópolis, na cidade de Garopaba para participarem do IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura.

O evento reuniu centenas de servidores públicos do estado ligados à área. "Saímos daqui com muitas ideias e sugestões aliadas ao conhecimento aqui recebidos. Esse ‘empoderamento’ permite melhorar e transformar nossos espaços culturais em benefício da comunidade", salienta a secretária de Educação.

Carmen participou de uma oficina sobre biblioteca pública, um importante espaço existente nos municípios que pode ser explorado em diversas modalidade. “É necessário fomentar seu uso, não é só buscar por leituras, mas é compartilhar saberes, é possibilitar que as pessoas aprendam entre si. Também é necessário criar o plano Municipal da biblioteca em nosso município”, explica.

Já a diretora de Cultura, que participou da oficina “Economia Criativa da Cultura” falou sobre o tema abordado. “A criatividade permite que a cultura seja vivida de fato pela comunidade, pois através da produção de conhecimento e experiências produz como resultado final a economia financeira. Isso se consolida através de uma cadeia, onde cito como exemplo uma mostra de dança, por trás dela se gera emprego e renda: quem produz o figurino, a alimentação e bebida que será oferecida, o som para o evento, etc", comenta Mariana.