Vargeonenses participam da Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado em 07/11/2018 às 09:46 - Atualizado em 07/11/2018 às 09:49

Dezenas de idosos vargeonenses foram recepcionados no município vizinho de Passos Maia na segunda Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Os representantes de Vargeão já haviam realizado uma pré-conferência para organizar algumas ideias que seriam compartilhadas com os demais participantes.

Realizado na tarde desta terça-feira, dia 6, o evento teve como tema central os “Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”. Os assuntos abordados na conferência foram:

. Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas (subeixos saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer);

. Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

. Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;

. Conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Após Neusa Moscon ministrar uma palestra, orientando sobre a conferência, os idosos participantes se reuniram em grupos para debater e elencar propostas que serão levadas à quinta Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa em Santa Catarina. Delegados que representarão os municípios de Vargeão e Passos Maia no evento estadual também foram eleitos.

Acompanhando o grupo de Vargeão, a assistente social Maridalva Colpani falou sobre o encontro que segundo ela, proporcionou um debate maior e por ser intermunicipal, dividiu as questões de organização e despesas, gerando economia aos municípios.

“Considero que a conferência teve bastante envolvimento. Os idosos já estavam atentos a este tema para usufruir de uma vida mais digna. Antes mesmo do evento estavam ansiosos para organizar as propostas e colocar as demandas. Foi uma tarde bastante trabalhosa, porém a gente chegou a propostas bem boas para levar a nível estadual”, comentou.

Com fotos e informações: Jhonatan Coppini/Oeste Mais